O I Seminário Internacional de Estudos, Pesquisas e Práticas Artísticas: Contágios e Desdobramentos visa promover a integração entre pesquisadores das instâncias prática e teórica de diversas localidades, a fim de compartilhar investigações no campo da pesquisa em arte e suas áreas correlatas.

 

O tema do seminário é a pesquisa em arte e seus contágios com outras áreas do conhecimento, além de seus desdobramentos teóricos. O seminário se propõe a discutir a arte contemporânea em sua perspectiva de entrelaçamento das linguagens tradicionais, como o desenho, a escultura, a pintura, a gravura etc., e das linguagens mais recentes do fazer artístico, como a instalação, a intervenção o objeto, a performance, entre outros. Em um viés teórico, fronteiriço à prática artística, buscamos reflexões que abarquem a dimensão conceitual e o aprofundamento de tópicos relevantes para o estudo da arte contemporânea, tais como: apropriação, crítica institucional, arquivo, acaso, falha, materialidade, tempo e espaço, memória, utopias, design e arte, arte e natureza, arte e filosofia, arte e cotidiano, sexualidade, participação, entre outros pertinentes às produções artísticas da atualidade.

 

Os textos completos das comunicações orais enviados para participação deverão seguir as indicações deste edital e, necessariamente, se relacionar com o tema proposto. Compreende-se como texto os artigos acadêmicos, os escritos de artistas e as proposições ensaísticas de caráter livre, desde que contemplem as questões formais do processo artístico em consonância com a reflexão e análise crítica.

 

As propostas inscritas serão selecionadas pelo Comitê Científico para participar das comunicações orais e poderão ter os seus textos publicados em livro do evento. Informações no site: https://geppaunb.wixsite.com/seminario