Docente - 3

Galeria

  • Estudante no ICC
  • Faculdade de Direito - Campus Darcy Ribeiro
  • ICC - Campus Darcy Ribeiro
  • 10 Anos da TV UnB
  • Florada dos Ipês Roxos - UnB

As atividades de pesquisa desenvolvidas no PPGAV são nucleadas pelas áreas de concentração, suas linhas e nos seguintes GRUPOS DE PESQUISA:

 

01.Arte Computacional

O grupo participa de associações de pesquisa, tais como: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Grupo de Trabalho em Poéticas Digitais do Programa de Pós-Graduação da área de Comunicação, Grupo de Arte e Tecnologia da SIBIGRAPI e CAIIA - Universidade Saint Denis-Paris. Anualmente, desde 1989, o grupo tem apresentado as pesquisas realizadas em Multimídia, Hipermídia e Realidade Virtual, dentre elas destacamos: Mediações, Instituto Cultural Itaú - 1997; II Bienal do Mercosul, realizada na cidade de Porto Alegre (1999), Invenção. encontro internacional realizado no Instituto Cultural Itaú, com apoio do CAIIA, ISEA (Sociedade Internacional de Arte Eletrônica-1999), Futurs Emergents, Rencontre Arts, Sciences/Nouvelles Technologies (França 1999), Parcerias com Universidade de Aveiro - Portugal, e Saint Denis, Paris VIII, Coordenação dos Encontros Internacionais de Arte e Tecnologia em Brasília (#ART)

Líderes: Suzete Venturelli (PPAGV/UnB; PPG Design UAM); Antenor Ferreira Corrêa (PPGAV/UnB)

 

 

02.cAt - ciência/ARTE/tecnologia

O grupo cAt – ciência/Arte/tecnologia – IA-Unesp/CNPq, criado em 2009, tem como características a experimentaçãoreflexão e divulgação de pesquisas oriundas da conexão entre a Ciência, a Arte e a Tecnologia. Estrutura-se com o perfil formativo interdisciplinar, dada a formação e experiência de seus integrantes, primando pela elaboração de projetos comuns e o respeito aos projetos e pesquisas individuais. Os interesses pesquisados pelo grupo têm as seguintes palavras-chave como pontos para experimentação, produção e difusão de conhecimentos, sendo estas: ImagemMaterialidade, Interatividade e Multimídia.

Integrante do Grupo do Programa: Denise Conceição Ferraz de Camargo (PPGAV/UnB)

 

03.Design da Informação

O grupo de design da informação visa discutir e melhorar os sistemas de informação e comunicação por meio de pesquisas no campo do design gráfico de documentos impressos e eletrônicos, sinais, interfaces, mapas, websites e novas mídias. Desta forma, as pesquisas nessa área visam criar uma comunicação efetiva para uso no contexto, como por exemplo, de agências governamentais, bancos, escolas e estações de trabalho. O grupo atua nas seguintes linhas de pesquisa: tipografia e comunicação visual; design de interação; e linguagem e informação no design. Nosso foco principal é estimular a produção científica por meio do desenvolvimento de produtos; apoio a docência; desenvolver pesquisas teórico e empíricas; atividades de extensão; e publicações. O grupo pretende estabelecer projetos de cooperação com instituições nacionais e internacionais; organizar e participar de eventos científicos; e divulgar os conhecimentos produzidos. O grupo traça inter-relações com a comunidade acadêmica bem como com outras áreas de pesquisa, tais como: artes; cognição; computação; comunicação; ergonomia; filosofia; psicologia; e semiótica.

Líderes: Virgínia Tiradentes Souto  (PPAGV/UnB); Rogerio José Camara (PPGAV/UnB)

Outros integrantes do PPAGV/UnB: Daniela Fávaro Garrossini; Fátima Aparecida dos Santos

 

 

04.Espaço, Poética, Jogo

O grupo de pesquisa atua na produção de conhecimento, concepção de projetos e poéticas na relação entre sistema complexos e narrativas urbanas, espacialidades, projetos ubíquos, poéticas de escrita, jogos e interações sociais. Em abordagem teórico-prática procura mesclar ações propositivas, como projetos e poéticas, com a produção de conhecimento. O grupo de pesquisa prevê a organização de fóruns de discussão sobre temas debatidos no processo de pesquisa, a produção de publicações e apresentação de projetos artísticos.

Líderes: Rogerio José Camara (PPGAV/UnB); Tiago Barros Pontes e Silva (Egresso PPGAV/UnB)

Outros integrantes do PPAGV/UnB: Fátima Aparecida dos Santos

 

 

05.GEPPA - Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas Artísticas

O grupo desenvolve pesquisas no campo prático/teórico, abordando diversas linguagens e procedimentos artísticos. As atividades do grupo visam envolver a comunidade de pesquisadores em arte em estudos e produções de arte contemporânea. Tendo como eixo o pensamento ampliado em relação ao espaço, o grupo promove cruzamentos de saberes por meio da confluência interdisciplinar de pesquisas.

Líder: Nivalda Assuncao de Araujo (PPGAV/UnB)

 

 

06.História da arte: modos de ver, exibir e compreender

O Grupo reúne pesquisadores de seis universidades públicas brasileiras (Unicamp, UFRJ, Uerj, UnB, UFBA e UFRGS). Criado em 2013 com o objetivo de discutir a produção artística, crítica e historiográfica dedicada às artes visuais em suas várias dimensões, dando ênfase aos lugares de exibição, à circulação, às coleções e às narrativas que instituem como percebemos,  interpretamos e divulgamos a produção artística e o objeto de arte. Ancorado no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Grupo lançou a Revista MODOS, em 2017, uma publicação em rede que âncora os seis PPGs em Artes das instituições envolvidas.  O grupo objetiva consolidar e divulgar a pesquisa em História da Arte e campos afins, como a História da Crítica, Cultura Visual, Museologia, Antropologia e História Cultural e realiza anualmente eventos para debater as pesquisas em andamento. Em 2014: História da Arte em exposições. Unicamp. Em 2015; II Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e no Brasil nos séculos XIX e XX: histórias e conexões;Em 206, III Encontro do Grupo Modos: Histórias da arte em coleções. Rio de Janeiro, Fundação Casa de Rui Barbosa. Em 2017: IV Encontro do Grupo Modos. Histórias da Arte em Museus, na Universidade de Brasília. Em 2018: V Encontro do Grupo Modos, Histórias da arte em viagens: circulação de ideias, formas e objetos na Universidade Évora, em Portugal. Em 2018: VI Encontro do Grupo Modos, Vidas Precárias no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro; Em 2019: VII Encontro do Grupo Modos, O Ensino da História da Arte na contemporaneidade, na Universidade Federal da Bahia.

Integrante do Grupo do Programa: Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (PPGAV/UnB)

 

 

07.Mediação em Arte e Cultura: Teorias e Práticas

O grupo de pesquisa reúne professores, estudantes, artistas, músicos, arte-educadores e pesquisadores que atuam com a problemática dos processos de mediação nos campos das artes visuais e da música. Integrado ao Programa de Pós Graduação em Artes da UEMG, o grupo tem como perspectiva realizar pesquisas e produzir publicações, seminários e processos formativos a partir de ações desenvolvidas em parceria com escolas, instituições de arte e de cultura.

Líderes: Rachel de Sousa Vianna (UEMG); Cayo Vinicius Honorato da Silva (PPGAV/UnB)

 

 

08.Metodologias, Educação e Materiais em Artes Visuais

Debate e pesquisa de materiais alternativos, dos materiais em arte, sua produção e qualificação de profissionais da educação em artes visuais para o ensino das Artes.

Líder: Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa (PPGAV/UnB)

 

 

09.Montagem no Discurso Historiográfico Artístico

Vinculado ao LaTHA/UnB, este Grupo de Pesquisa objetiva investigar e discutir temas concernentes ao princípio de montagem na Historiografia da Arte mediante pesquisas, publicações, eventos científicos, projetos de extensão e curadorias. Este conceito operativo permite identificar diferentes respostas do historiador da arte a novas questões, do passado ou presente, sobretudo a partir da arte moderna e da historicização da arte contemporânea, tocando interrelações de suas estruturas discursivas. Ele envolve a identificação de como procedimentos teórico-metodológicos e discursivos implicados pelas noções de montagem, arquivo e atlas se manifestam na escrita e demais práticas da história da arte. Desse modo, abarca a identificação de critérios, escolhas teóricas e metodológicas que permitem a associação de imagens, obras e suas reproduções fotográficas, mas também a associação de conceitos e de percursos imagéticos, aberturas heurísticas e recursos hermenêuticos.

Líderes: Vera Marisa Pugliese de Castro (PPAGV/UnB)

 

 

 

10.NANO - Núcleo de Arte e Novos Organismos

O GP NANO foi instituído em setembro de 2010, e atua no âmbito da graduação e pós graduação através do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Arte (PPG-Arte) / UnB. Dispõe de espaço laboratorial para pesquisa prático-teórica no campo de intersecção arte/ciência/tecnologia/ natureza e concentra suas ações na discussão, criação, produção de arte e eventos com base nestes tópicos e afins. Entre os projetos realizados se encontram: 1)Hiperorgânicos. Open Lab telemático (2010 à 2018); 2) "Diálogos Transdisciplinares", (realizado na edição de 2015 em colaboração com a USP e Paço das Artes / SP); 3) Desenvolvimento da linha de pesquisa "Arte, Hibridação e Biotelemática", na qual mapeia e investe na criação de híbridos entre sistemas orgânicos naturais e artificiais. Os resultados desses trabalhos têm sido apresentados em congressos e eventos de arte no Brasil e exterior.

Líderes: Carlos Augusto Moreira da Nóbrega (PPGAV/EBA/UFRJ; PPAGV/UnB); Maria Luiza Pinheiro Guimarães Fragoso (PPGAV/EBA/UFRJ; PPAGV/UnB)

 

 

 

11.Núcleo de Estudos Mário Pedrosa

O Núcleo de Estudos Mário Pedrosa está vinculado ao Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília e dá continuidade aos esforços realizados por instituições públicas visando incentivar e aprimorar o debate sobre História e Crítica de Arte no Brasil e aprofundar os estudos sobre o legado brasileiro para se pensar a produção artística moderna e contemporânea.

Líder: Marcelo Mari (PPAGV/UnB)

 

 

 

12.Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas - Media Lab

Grupo de pesquisa multidisciplinar, responsável pelo prédio do Media Lab UFG. O grupo observa método colaborativo de trabalho, mantendo a Rede Nacional de Artes Interativas, o Observatório da Economia Criativa do Estado de Goiás, o Núcleo de Tecnologias Assistivas da UFG e o curso de especialização em Inovação em Mídias Interativas, além dos projetos de pesquisa de seus integrantes.

Líderes: Cleomar de Sousa Rocha (PPGACV/UFG; PPAGV/UnB); Maria Lucia Santaella Braga (PUCSP).

 

 

13. Corpos Informáticos

Corpos Informáticos, liderado por Bia Medeiros, é o mais antigo Grupo de Pesquisa do Programa, criado em 1992, voltado para a produção e pesquisa em arte contemporânea com ênfase em performance, composição urbana – “intervenção urbana” –, videoarte, webarte. Ao longo dos anos o grupo foi formado por professores e alunos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Arquitetura e Comunicação.  

São atualmente membros os discentes e os egressos do Corpos Informáticos: Alla Soub (Mariana Brites); Ana Reis; Diego Azambuja; Gustavo Silvamaral; Maria Eugênia Matricardi; Matheus Opa; Natasha de Albuquerque; Rômulo Barros; e José Mário Peixoto (Zmário). 

Líder: Maria Beatriz de Medeiros 

Link: http://www.corpos.org/ 

 

14.Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC)

O Diretório de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação - GPESC - investiga processos de significação engendrados tanto pela revisão crítica da produção científica contemporânea - dos estruturalismos à complexidade - quanto pelas semioses infocomunicacionais, configuradas por códigos, linguagens, e discursos. Reúne pesquisas acerca das audiovisualidades, da memória e do design estratégico, considerando sobretudo suas materialidades, em perspectiva estético-política. Com foco nas culturas da comunicação, tem por objetivos, ainda, a fundamentação, a experimentação e o debate metodológicos. Participa da organização anual das Jornadas dos Grupos de Pesquisa em semiótica

Integrantes do PPAGV/UnB: Fátima Aparecida dos Santos

 

 

15.Transviações: Visualidade e Educação

O grupo examina influentes textos relacionados ao estudo do gênero e sexualidade examinando em detalhes como a representação visual destas modalidades impactam a construção de identidades. Os textos estudados expõem os participantes a uma variedade de aproximações teóricas e críticas usadas para interpretar textos da cultura visual e da arte/educação contemporânea. Se o grupo oferece o conhecimento básico de estudos feministas e teoria queer, o seu objetivo final é o de ampliar os estudos de representação queer na cultura visual repensando as estruturas convencionais utilizadas para analisar o sexo, gênero e sexualidade e em construir novos questionamentos sobre estes vários fenômenos e seus relacionamentos. Espera-se que os participantes sejam capazes de compreender e valorar as diferentes leituras possíveis do corpo transgênero/sexual presentes na cultura visual contemporânea. Assim como compreenderem como as relações do olhar produzidas pelas representações de transgêneros e sexualidades pela pintura, fotografia, filme, animação, publicidade, vídeo e outras medias refletem e formam o modo como definimos identidade e interagimos com elas socialmente. Ao mesmo tempo, analisamos os afetos e efeitos destas definições e representações para uma Educação da Cultura Visual.

Líderes: Belidson Dias Bezerra Junior (PPAGV/UnB); María del Rosario Tatiana Fernández Méndez (PPGAV/UnB). 

Outros integrantes do PPAGV/UnB: Rosana Andréa Costa de Castro

 

 

16.Vaga-Mundo:poéticas nômades

O Grupo de Pesquisa VAGA-MUNDO: Poéticas Nômades (CNPq), coordenado pela Profa Dra Karina Dias, reúne artistas-pesquisadores do Programa como Geraldo Orthof, Iracema Salgado e Christus Nobrega (todos da linha de pesquisa DESLOCAMENTOS E ESPACIALIDADES), mestrandos e doutorandos ligados ao Instituto de Artes da Universidade de Brasília.Realizando pesquisas poéticas em diversas linguagens artísticas (instalação, vídeo, livro de artista, desenho, pintura, fotografia, instalação sonora etc.). O que reúne os membros do grupo é o desejo de investigar as relações entre o homem e a paisagem, entre a imensidão dos espaços e a singularidade daquele que os percorre.Para tanto, algumas noções são fundamentais e norteiam toda a pesquisa: horizonte, paisagem, olhar, viagem, geopoética, escrita, processos de produção artística, lugar e modos de imaginação. Aliando a prática artística, a reflexão teórica e a experiência em espaços-extremos, nossa intenção é construir uma poética nômade surgida do movimento, de nossos deslocamentos a partir de expedições artísticas em vários lugares do mundo. Desse movimento surgem as nossas coordenadas vaga-mundo: expedição, exposição e escrita. Estabeleceu parceria com a Universidade Federal da Bahia, por meio da pesquisadora Eliana Maria Chaude, componente do grupo.

Líderes: Karina e Silva Dias (PPAGV/UnB)

Outros integrantes do PPAGV/UnB: Christus Menezes da Nobrega; Geraldo Orthof Pereira Lima.

 

 

17.Textualidades, Visualidades: Imbricações 

A proposta deste Grupo de Pesquisa está baseada na discussão e na exemplificação de teorias e práticas plurissemióticas que tratam das imbricações entre textualidade e visualidade em suas diferentes materializações. O estudo das relações entre o texto literário e seus desdobramentos plurissemióticos (televisão, cinema, rádio, telenovela, ópera, histórias em quadrinhos, livro-objeto e álbuns, artes visuais e fotografia) foi considerado, em alguns momentos, como atividade “impura” do sistema cultural. Falar de imbricações transtextuais na produção artística e no fenômeno estético implica abandonar ou, pelo menos, repensar o paradigma historiográfico a favor da construção de um percurso de leitura não linear. 

Outros Integrantes: Elena Nikoláevna Vássina (USP), François Soulages (Université Paris Saint Denis), Márcia Arbex-Enrico (UFMG), Míriam de Paiva Vieira (UFSJ), Rita Lenira Bittencourt (UFRGS), Kelvin Falcão Klein (Unirio), Beatriz Rauscher (UFU), Maria Adélia Menegazzo (UFMS), Anikó Ádám (Universidade Péter Pázmany, Hungria), Cecilia Rennie (Udelar), Maria do Rosário Lupi Bello (Universidade Aberta de Lisboa) e Alessandra Carbone (Universidade de Siena, Itália).

Líder: Biagio D’Angelo. 

18. Musealização da Arte: poéticas em narrativas 

Objetiva o estimulo, o fomento e a difusão de pesquisas que interseccionam as áreas de Artes Visuais [História e Crítica da Arte] e da Museologia [Museologia: Ciências Sociais Aplicadas], no âmbito da formação em nível de pós-graduação e graduação (iniciação científica), da extensão e, sobremaneira, da pesquisa. A proposta do grupo tem como foco a interdisciplinaridade entre as áreas citadas, por meio da produção de conhecimento entre pesquisadoras, endossando a relação de diferentes áreas como parte dos processos e métodos realizados por especialistas que atuam em âmbitos museais e museológicos.   

Outros integrantes: Mariela Brazón Hernández (UFBA), Bianca Andrade Tinoco (UnB), Daniela Andreia Viola Ferreira Salazar (Nova de Lisboa), Daniela Felix Carvalho Martins (UnB), Fernanda Werneck Côrtes (UnB), Juliana Pereira Sales Caetano (UFMG), Mariana Estellita Lins Silva (UFMA), Neila Dourado Gonçalves Maciel (UFS), Ritta Maria Morais Correia Mota (UFBA) e Inês Cordeiro Gouveia (USP). 

Líderes: Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (UnB); Anna Paula da Silva (UFBA)