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Autoavaliação 

 

Autoavaliação constitui importante instrumento do Programa para analisar suas ações, avaliar processos e propor melhorias para o funcionamento do mesmo. Trata-se de instrumento de reflexão coletiva que objetiva subsidiar à Coordenação do Programa para tomada de decisões e definir prioridades frente às exigências das regulamentações da Universidade de Brasília (PPPI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e demais agências reguladoras da pesquisa no Brasil e na melhoria da qualidade e do funcionamento do Programa.


Seus OBJETIVOS são:


a) De caráter formativo e emancipatório, o processo avaliativo busca amparar a adoção, revogação e implantação de normas do PPGAV, bem como o fortalecimento das atividades e ações acadêmicas e administrativas.
b) O Projeto de Autoavaliação objetiva, assim, contribuir para avaliar as principais ações e os projetos executados pelo Programa e as potencialidade e dificuldades identificadas por seus componentes e avaliadores externos.


Assim sendo o processo avaliativo devota-se a: (1) avaliação do Programa em suas prerrogativas, metas, objetivos, resultados e produção intelectual; (2) avaliação do acesso e da divulgação da produção intelectual produzida em seu âmbito; (3) avaliação dos relatórios gerados pela Universidade de Brasília e pela CAPES sobre o PPGAV; (4) avaliação dos investimentos empregados na formação dos discentes pesquisadores, visando formação de recursos humanos de alto nível; (5) avaliação dos membros permanentes do Programa, seja no âmbito docente e discente; e (6) avaliação da cooperação científica internacional, dentro do que preconiza os projetos de internacionalização da Universidade de Brasília.

 

METODOLOGIA: O projeto foi elaborado com base nas dimensões previstas no documento de área publicado pela CAPES em 2019, sendo essas: (1) Planejamento do PPG da área no contexto da UnB, indicadas pelos Decanatos de Pós-Graduação e Pesquisa e Inovação; (2) Adoção da autoavaliação como parte da avaliação dos PPG; (3) Perspectivas de impacto dos PPG de Artes na sociedade: impacto social, artístico, econômico, tecnológico e educacional; (4) Perspectivas do processo de internacionalização dos PPG, tendo em vista o Plano de Internacionalização da UnB, aprovado na 579ª reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), no dia 26 de abril de 2018; (5) Medidas de indução de interação com a educação básica ou outros setores da sociedade, dando ênfase às formas associativas, aos mecanismos de solidariedade.


A metodologia de Autoavaliação do Programa é participativa, instrumental e continua. O debate é aberto por ações que são desenvolvidas entre o final da seleção de ingressantes (maio) e o mês de implementação das novas ações (novembro); tendo o Fórum de Autoavaliação (outubro) como epicentro dos debates dos relatórios confeccionados e tomada de decisões.

 

Para tanto, o processo avaliativo utilizou a seguinte metodologia:


(1) Preparação: a) Diagnóstico das ações, processos, produtos e serviços do programa. Relatórios produzidos pela Coordenação e a Comissão de Pós-Graduação à Avaliação Docente;b) Estabelecimento de um Sistema para o Desempenho e Coleta de Informações. Relatórios gerados pela Secretaria do PPGAV/UnB e pelas Comissões de Egressos e Comissão de Internacionalização do PPGAV; c) Estabelecimento de prioridades. Debate com docentes da Comissão de Pós-graduação (anual); debate com discentes (semestral); d) Implementação de Comissão de Avaliadores Externos no âmbito do Instituto de Artes.


(2) Desenvolvimento: a) Avaliação individual das linhas e dos docentes mediante parâmetros do Documento de Área da CAPES e demais normativas da Universidade de Brasília. Este dar-se-á em dois âmbitos: avaliação interna confeccionada pela Coordenação do PPGAV e avaliação externa confeccionada por membros externos ao Programa;b) Avaliação discente do Programa utilizando duas metodologias: formulários de avaliação confeccionados pelos próprios discentes e formulários de avaliação confeccionados pelo Programa. c) Avaliação da metas alcançadas e ações propositivas. Debate, exposição e constituição de minutas nos Fóruns de outubro, com discentes e docentes; d) Avaliação do Relatório de Meio-Termo e do Quadriênio por membros externos indicados no âmbito do Instituto de Artes.


(3) Consolidação: a) Implementação das ações, com votação e revisão nos Colegiados do Programa; com encaminhamento às instâncias superiores quando necessário;b) Análise dos resultados após a avaliação bianual e/ou quadrienal da CAPES; c) Avaliação do processo implementado em 2020 após a confecção do Relatório Sucupira em 2021. O Fórum de Autoavaliação ocorre sempre no último trimestre do ano e os debates são instruídos e deliberados pelo Colegiado do PPGAV e nas câmaras a eles superiores serão ampliados, debatidos e deliberado. Nesta ocasião membros do Programa debaterão itens apontados pelas Comissões, pelos discentes e pela Coordenação do Programa.


Em 31 de outubro de 2019, o Programa reuniu 47 discentes para o workshop de autoaavaliação dos discentes. Além de discussões pautadas pelos alunos, os presentes apresentaram uma série questionamentos que gostariam de ver respondidas por todos os alunos do PPGAV. As questões geraram um questionário confeccionado pela Coordenação do Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais a partir dos questionamentos do Workshop Aberto com o corpo discente. Naquela ocasião, de modo anônimo, foram coletadas 117 questões, que ofereceram um panorama para a presente consulta.


O presente Relatório apresenta as respostas ao formulário e compõe o processo de autoavaliação do PPGAV pelo corpo discente, dentro do Projeto de Autoavaliação do Programa aprovado pelo Colegiado do PPGAV e pelo Conselho de Programas de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, em 2019. O número de respondentes foi modesto, cerca de 26,9% dos 104 alunos. O objetivo do presente Relatório não é produzir uma avaliação rigorosa ou pormenorizada, mas dar publicidade à comunidade acadêmica aos questionamentos e posições dos discente. Trechos envolvendo nomes de pessoas e disciplinas particulares foram suprimidos, na intenção de não particularizar o processo.