Expo Rumor

Lá, a pedra não está morta.
O pavio se ergue
Quando um olhar o inflama
Ingeborg Bachmann

A exposição Rumor teve a curadoria de Yana Tamayo e contou com a participação de 29 artistas da cidade, muitos deles professores da Universidade de Brasília e outros, estudantes do PPG-Artes Visuais. Nesta mostra foram reunidos os trabalhos de Alina Duchrow, Cecília Bona, Cecilia Mori, Clarice Gonçalves, Débora Mazloum, Débora Passos, Gabi, Gê Orthof, Gisel Carriconde, Gustavo Silvamaral, Íris Helena, João Teófilo, Júlia Godoy, Júlia Milward, Karina Dias, Levi Orthof, LHWOLF, Lua Cavalcante, Luciana Ferreira, Luisa Günther/duplaPLUS, Luiz Olivieri, Maria Eugênia Matricardi, Mauricio Chades, Nina Maia, Raquel Nava, Rômulo Barros, Silvino Mendonça, Tatiana Duarte e Thalita Perfeito. Fruto de diálogos entre o Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília e a gestão da Caixa Cultural Brasília, Rumor se propôs como uma ação coletiva que ocupasse os espaços da Caixa num recorte da produção artística local em sua interface com a UnB e espaços independentes de pesquisa experimental na cidade. Nesse sentido, foi uma mostra que aproximou artistas de diferentes gerações e circuitos sinalizando a importância dos espaços de acolhimento, produção, circulação e formação para o desenvolvimento da prática artística, além da projeção profissional no campo das artes e do fortalecimento de diálogos entre as diversas redes, circuitos e instituições.

Em um primeiro momento, esses diálogos foram articulados nas diferentes linguagens artísticas resultando uma exposição que ocupou as galerias Principal, Piccola I e Piccola II com desenhos, pinturas, objetos, objetos interativos, esculturas, fotografias, vídeos, instalações, performances e ações. Porém, entre as conversas sobre as obras e sobre os processos e procedimentos de ateliê com esse grupo de artistas, percebemos que a escrita faz parte da construção poética de muitos. Seja essa escrita a dos jogos de palavras nos títulos de alguns trabalhos, seja a da literatura como parte integrante de algumas obras, seja na relação dos processos de ateliê com a poesia como suplemento vital e diário ou até da escrita como potência anarcopoética e artivista em intervenções que transbordaram os espaços das galerias.

Dessa constatação da escrita presente tanto nos processos construtivos das obras quanto nas reflexões posteriores sobre os procedimentos de ateliê, surgiu o desejo em desdobrar o tradicional catálogo para um livro-catálogo que pudesse abrigar também essas diversas relações textuais, das escritas de artistas, escritas em queda.

Assim, o livro-catálogo conta com dois Tombos: O Tombo 1 reúne imagens das obras e informações da exposição, o Tombo 2 apresenta textos escritos pelos artistas. Nosso desejo com esses dois volumes é o de compor um espaço de múltiplas observações sobre os trabalhos expostos. Como sabemos a escrita, para muitos artistas, assume formas variadas e nessa aproximação entre palavra e imagem, as coisas se avizinham pelo abismo que as separa[1] ou, quem sabe, a escrita do artista seja o desejo de reencontrar a palavra perdida que se mantém sempre na ponta da língua[2].

O presente livro-catálogo é publicado pela Editora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília. Realizar uma exposição num momento em que editais são cortados e a verba reduzida nos programas de pós-graduação significa muito. Em tempos sombrios, o importante é seguirmos buscando os faróis que, iluminando a escuridão, nos mantém em movimento.

Gostaríamos de agradecer à Marília Saenger pelo convite e pela confiança, ao professor Emerson Dionísio, coordenador do PPGAV-UnB, pelo apoio à realização deste livro-catálogo, a Júlia Milward e Silvino Mendonça por darem forma aos nossos tombos e por estarem conosco na Comissão Organizadora desta publicação, ao Conselho Editorial que prontamente aceitou o nosso convite e, principalmente, aos artistas integrantes da Rumor, por toda produção e composição de uma guerrilha poética. Em momentos nada dóceis o essencial é, como escreve Camus, não se perder e não perder o que, de si mesmo, dorme no mundo.

Abraços esperançosos,
Cecilia Mori, Karina Dias e Yana Tamayo.

Conselho Editorial
Cinara Barbosa (Universidade de Brasília - UnB)
Ciro Miguel (Institute for History and Theory of Architecture - GTA\ETH Zurique)
Clarissa Borges (Universidade Federal de Uberlândia - UFU)