Banner - Programa 2

Nos últimos anos, o PPG-Arte vem envidando esforços para ampliar a internacionalização do programa por meio do fomento e da consolidação de convênios com instituições estrangeiras nas quais atuam grupos de pesquisa que desenvolvem estudos correlatos aos efetuados pelas linhas de pesquisa do Programa. Durante 2013-2015, esses esforços foram intensificados com busca pela ampliação do número de participantes de docentes das linhas, pela busca por financiamentos e maior envolvimentos com os Grupos de Pesquisa. Vale destacar que a inserção internacional depende diretamente do apoio das agências de fomento, que são instáveis e muitos apoios estão sendo reduzidos, em alguns setores. O crescimento da internacionalização do programa pode ser identificada pelos projetos e convênios já consolidados e com financiamento e parcerias em curso que visam a alcançar financiamentos nos próximos anos.

Além de eventos (congressos, simpósio, seminários, mesas redondas) realizados pelo PPG-Arte, o programa promove palestras e encontros com grupos de pesquisas que contam com a atuação de professores convidados de diferentes instituições nacionais e internacionais buscando fomentar a participação de professores de outros Programas do Brasil e do Exterior nas atividades do Programa. O PPG-Arte tem buscado o aprimoramento de seu corpo docente em estágios de pesquisa no Brasil e no Exterior por meio de ações que vão desde o fomento a efetivação de parcerias de pesquisas com outras instituições, a realização de estágios e participação em eventos nacionais e internacionais. O PPG-Arte fomenta a participação de doutorandos em estágio em instituições estrangeiras de pesquisa (bolsa doutorado sanduíche). O envio desses alunos tem sido propiciado por bolsas PSDE/CAPES, SWE -CNPq ou FAP-DF. Além disso, o PPG-Arte é aberto a receber alunos estrangeiros da graduação e da pós-graduação por meio de Editais. Além de idas de professores do PPG-Arte para Centros de Pesquisa de Universidades estrangeiras, os convênios têm fomentado e propiciado a participação de docentes do programa em atividades fora do País como, por exemplo, eventos com apresentação e publicação de trabalhos, o que vem demonstrando o crescente movimento da internacionalização da produção docente e discente. No entanto, os esforços empreendidos no PPG-Arte evidenciam uma internacionalização crescente, que pode ser verificada por artigos em periódicos, capítulos de livros e trabalhos em anais de eventos internacionais, de docentes e discentes, registrados no Coleta SUPIRA deste ano.

Para melhor ilustrar investimentos do PPG-Arte em intercâmbios institucionais e oportunizar melhor visão do seu crescimento em busca de indicadores de excelência, apresentamos separadamente uma síntese de cada uma das modalidades. Por problemas de espaço, destacamos somente alguns destes intercâmbios, apresentando-os a partir dos formatos que eles adquirem na prática acadêmica, tendo presente, no entanto, que estes formatos se sobrepõem e se articulam mutuamente nacional e internacionalmente. O Programa realiza intercâmbios que integram, entre seus participantes, professores e estudantes de outros programas de pós-graduação do Brasil e exterior.