docente - 1

O Programa está inserido na rede de arte e tecnologia por meio do laboratório MEDIA LAB UnB com pesquisadores e estudantes de pós-graduação da Universidade de Brasília e da Universidade de Goiá (além da UNAM, da UFRJ, da USP e da Unifesspa, etc.). A rede MEDIALAB BR realiza pesquisas, produz publicações e organiza eventos específicos e atividades conjuntas nos principais eventos internacionais de arte no país e no exterior. A rede amplia suas conexões com pesquisadores internacionais das Universidades de Aveiro, Lisboa e Porto, com a realização do Encontro Internacional de Arte e Tecnologia em Brasília. Tal rede também foi responsável pelo SIIMI - VI Simposio Internacional de Innovacion en Medios Interactivos, em parceria com a Universidade de Buenos Aires. Os docentes responsáveis por essa rede no PPGAV são: Suzete Venturelli, Cleomar Rocha e Antenor Ferreira. 

 

TRANSVIAÇÕES: EDUCAÇÃO E VISUALIDADE (UnB). Atualmente, o grupo congrega 06 (seis) professores pesquisadores de diferentes universidades do país, 02 (dois) pesquisadores colaboradores do Canadá e 02 (dois) da Espanha, e 20 (vinte) alunos de graduação e pós-graduação. O grupo tem publicado regularmente artigos científicos, editado coletâneas e organizado atividades nos principais eventos da área, além de encontros regionais anuais. Entre os eventos destacam-se os Seminários Métodos Visuais & Cultura das Imagens, e o Arte-Educação: Que Formação Queremos, realizados bianualmente, que vem sendo organizado conjuntamente com participação de professores e alunos de pós-graduação e de graduação de várias universidades brasileiras e internacionais. O Grupo se articula diretamente e em rede com o GEPAEC- GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ARTE, EDUCAÇÃO E CULTURA (UFSM) e CULTURA VISUAL E EDUCAÇÃO (UFG, no Brasil e Realiza pesquisa financiadas pela SSHRCC, CAPES e FAP-DF (Fundações Carolina) com Laboratórios e Grupos de Pesquisas de 8 países: Austrália, Canada Espanha, EUA, China, Japão e Reino Unido. O Grupo TRANSVIAÇÕES: EDUCAÇÃO E VISUALIDADE (UnB) faz parte da rede INVISIVEL arte, mediação e formação, em Parceria com a Sociedade Nacional de Belas Artes e o Centro de Investigação e Estudos em Belas ARTES (CIEBA) da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.Em agosto de 2019, os docentes responsáveis por essa rede (Belidson Dias e  Maria del Rosário Tatiana Fernandez Mendez) passaram a integrar o conselho de revisão editorial para uma nova coleção de Livros sob coordenação das pesquisadoras Rita Irwin e Anita Sinner, pela  Intellect Books, Reino Unido.  

 

RETINA.International. (Pesquisas Estéticas e Teóricas sobre as Imagens Novas e Antigas). Retina é uma cooperativa internacional fundada em 2000 por François Soulages, professor da Universidade Paris VIII-Saint Denis. A rede nacional compreender pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tanto o PPGAV/UnB, quanto o PPGA/UFES e PPG Design UAM promovem periodicamente eventos dentro da rede nacional e internacional, cada um deles enfatizando aspectos próprios das missões e característica de seus programas. Em 2019, os articuladores da rede na UnB foram os professores Biagio D’Angelo (linha de pesquisa TEORIA E HISTÓRIA DA ARTE) e Suzete Venturelli (linha de pesquisa ARTE E TECNOLOGIA).  

 

O intercâmbio entre a Universidade de Brasília e a  Université Paris Ouest - Nanterre / La Défense foi assinado em 2019, com a liderança de Iracema Lecourt e Karina Dias, o intercâmbio é fruto do POÉTICAS 1 - Encontro Internacional em poéticas contemporâneas, evento realizado pelas duas pesquisadoras em 2017.