publicações -1

O I Seminário Internacional de Estudos, Pesquisas e Práticas Artísticas: Arte Contemporânea, Contágios e Desdobramentos, resultado de um trabalho conjunto em prol da disseminação da pesquisa em arte, surgiu a partir do desejo de compartilhar mais amplamente o pensamento e as particularidades da prática artística entre as

comunidades acadêmicas brasileiras. No entanto, avaliamos que para a primeira edição do seminário
seria interessante uma abertura de escopo no que tange ao tema do evento, abrangendo assim todas as linhas de pesquisa que se avizinham à produção em arte, sendo elas a teoria, a história e a crítica, bem como as pesquisas em tecnologia, design e arte-educação. Esta abertura nos possibilitou uma diversidade de partilhas e enriqueceu as discussões propostas, preparando o espaço para delimitações futuras de temáticas urgentes e instigantes para um espectro amplo de pesquisadores.
 
Além das conferências, o seminário contou com uma exposição de arte paralela, intitulada Contágios e Desdobramentos, com curadoria de Grace de Freitas, na Galeria Espaço Piloto da UnB. A exposição foi uma mostra dos trabalhos realizados pelos membros do grupo de pesquisa e de artistas convidados, tendo como eixo temático os entrecruzamentos de linguagens nas práticas artísticas.
 
Nivalda Assunção de Araújo, outubro de 2020.