docente - 1

 

O Programa por intermédio do Laboratório DESLOCA e financiamento do Ministério das Relações Exteriores associou-se a Australian Nacional University, Canberra. A parceria rendeu quatro exposições de professores do Programa e a vinda da pesquisadora e curadora da ANU, Anni Wawrzynczak em maio de 2019, momento em que ministrou ao lado do Prof. Christus Nobrega, articulador do pareceria estabelecida com a ANU.

 

Grande parceiro do PPGAV/UnB é o Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas - Media Lab da Universidade Federal de Goías, sob liderança dos professores Cleomar Rocha (linha de pesquisa ARTE E TECNOLOGIA) e Lucia Santaella da PUC/SP. O grupo configura-se como multidisciplinar, responsável pelo funcionamento do Media Lab UFG. O grupo observa o método colaborativo de trabalho, mantendo a Rede Nacional de Artes Interativas, o Observatório da Economia Criativa do Estado de Goiás, o Núcleo de Tecnologias Assistivas da UFG e o curso de especialização em Inovação em Mídias Interativas, além de projetos comuns com o MediaLab/UnB.  

 

Outra pareceria é coordenada pelo Prof. Antenor Ferreira Correa no Brasil. Trata-se do Projeto Intercultural Processes of Teaching and Learning em parceria com a pesquisadora Maria Westvall (Sweden). O Projeto é desenvolvido na área de Educação, com duas subáreas envolvidas: pedagogia, música e visualidades. Este projeto consolida uma parceria entre o Instituto de Artes (PPGAV e PPGMUS) e  o Teatro e Arte da Universidade de Örebro (Suécia). Esse esforço internacional se desenvolveu a partir de uma colaboração contínua entre as duas universidades em um programa de intercâmbio iniciado em 2011. 

 

Professores e alunos do Programa participam ativamente como associados do InSEA International Society for Education through the Arts. Professores e alunos do Programa também participam ativamente como associados de importantes associações Internacionais como College Art Association (USA), Semiotic Society of America (EUA), International Association of Hand Papermakers and Paper Artists - IAPMA - (EUA), Associação Internacional de Literatura Comparada (ICLA-AILC) Paris, França. 

 

O PPGAV está envolvido diretamente na criação da RED LATINA DE COMUNICACIÓN Y CIUDADANÍA (LATINCOM). Universidad Habana/CIESPAL/Universidad de Brasília. Projetos de pesquisa conjuntos. Criação de uma rede alternativa para o desenvolvimento de pesquisas e publicações.  

 

O Programa está envolvido diretamente no Desenvolvimento da Mediateca Ciespal (IBICT/CIESPAL). Projeto para o desenvolvimento do repositório latino-americano para comunicação. Organização e desenvolvimento de projeto para repositório.  

 

O Programa realiza um intercâmbio de pesquisa com a Concordia University, Montreal, Canadá. Objetiva realizar intercâmbio de consultoria e parceria, e atividades de ensino, pesquisa e extensão, interação de conhecimento e experiências com o objetivo de contribuir para ampliar os estudos da A/R/Tografia, com o intermédio do Prof. Belidson Dias. Como resultado são realizados intercâmbios, entre seus participantes: professores e estudantes de graduação e de pós-graduação. 

 

Outra importante pareceria é a publicação da Revista MODOS. História da Arte. Criada em 2017 pelo Grupo de Pesquisa MODOS - HISTÓRIA DA ARTE: MODOS DE VER, EXIBIR E COMPREENDER. O Grupo reúne pesquisadores de seis universidades públicas brasileiras (Unicamp, UFRJ, Uerj, UnB, UFBA e UFRGS). A revista encontra-se sob administração da Unicamp e objetiva consolidar e divulgar a pesquisa em História da Arte e campos afins, como a História da Crítica, Cultura Visual, Museologia, Antropologia e História Cultural.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/index