Campus Universitário Darcy Ribeiro, SG 01, Asa Norte - Brasilia 

Telefones: 61 3107-1174 / 1173

arteppg@unb.br

Coordenador

Nome: Cayo Honorato
Email: coordppgav@unb.br

 

Coordenador Adjunto

Nome: Antenor Ferreira Correa
Email: antenorfc@unb.br

 

Equipe Administrativa
Servidor(a): Sabrina Strasser
Servidor(a): Ariel Breno

Galeria

  • Estudante no ICC
  • Faculdade de Direito - Campus Darcy Ribeiro
  • ICC - Campus Darcy Ribeiro
  • 10 Anos da TV UnB
  • Florada dos Ipês Roxos - UnB

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Organização do Mundo Islâmico para Educação, Ciência e Cultura (ICESCO), e através da Cátedra Arte e Natureza - Processos Híbridos, inaugura na quinta-feira, dia 16 de março, a exposição "Incertezas em Gaia".

A coletiva, com participação de nove artistas, ocupa o MACRS nas Galerias Xico Stockinger e Virgílio Calegari, nos 6° e 7º andares da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e no Espaço Nogueira, no Centro Cultural da UFRGS, em Porto Alegre.

 

"Incertezas em Gaia", com curadoria de Sandra Rey, marca o início das atividades públicas da Cátedra Arte e Natureza - Processos Híbridos, no acordo de cooperação internacional firmado entre a Organização do Mundo Islâmico para Educação, Ciência e Cultura (ICESCO) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No momento em que o mundo contemporâneo atravessa uma crise ecológica, política, econômica e social sem precedentes, como as incertezas que cercam nosso destino no planeta, também fomentam, friccionam, provocam e impulsionam as práticas e os processos na arte. Sem a intenção de reunir trabalhos por afinidade formal ou conceitual, a proposta é atualizar modos de fazer e de pensar cenários e temas sobre a insegurança da vida na Terra.

A mostra traz obras dos artistas Elaine Tedesco, Hala Al Khalifa, Hugo Fortes, Irineu Garcia, Nivalda Assunção, Siham Issami, Sandra Rey, Teresinha Barachini com diferentes meios - fotografia, vídeo, esculturas, objetos e instalações e Eliane Chiron (in memorian) com obras do acervo do MACRS.

A exposição também possibilitará um encontro com os artistas participantes, no dia 17 de março, às 14h, na Sala Sérgio Napp 2 da Casa de Cultura Mário Quintana. A exposição conta com o apoio do Goethe-Institut Porto Alegre.

@catedra.arte.natureza

Exposição Incertezas em Gaia No Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS)

Abertura: 16/03

Horário: 18h

No Centro Cultura da UFRGS

Abertura: 16/03

Horário: 11h

 

https://ida.unb.br/destaques/167-exposicao-incertezas-em-gaia

  • O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade de Brasília (UnB) torna público o resultado preliminar da seleção interna para o edital DPG n. 03/2024

    > Leia mais
  • O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade de Brasília (UnB) torna público a programação para ingresso como aluno especial.   

    > Leia mais
  • A Revista VIS passou a receber contribuições em fluxo contínuo. Aceitamos colaborações em forma de artigos, traduções, entrevistas e resenhas que abordem temas da área de Artes Visuais.

    > Leia mais
  • A Coordenação do PPGAV torna público o processo simplificado de seleção interna de estudantes candidatas/os ao Edital DPG n. 03/2024 que tem como objetivo apoiar a permanência de estudantes de Pós-graduação,na manutenção e no desenvolvimento de projetos de pesquisa de forma a reduzir o atual déficit de bolsas de demanda social, nos cursos de mestrado e doutorado.     Os interessados têm até o dia 23/02 para se candidatar. 

    > Leia mais
  • O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, nesta terça-feira, 26, o XIII Prêmio de Fotografia- Ciência & Arte 2023, destinado a contemplar imagens produzidas por estudantes de graduação e de pós-graduação, graduados e pós-graduados, docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros com visto permanente no Brasil. Os interessados podem se inscrever em uma das duas categorias – Imagens Produzidas por Câmeras Fotográficas ou Imagens Produzidas por Instrumentos Especiais – a partir do dia 29 de dezembro. O prazo para a submissão de candidaturas vai até as 18h (horário de Brasília) do dia 9 de fevereiro de 2024. Cada categoria premiará até três candidatos. Os documentos necessários à inscrição e condições de qualificação estão no Regulamento disponível no site do Prêmio.

    > Leia mais