O Instituto Moreira Salles lançou em 7 de março o edital para a 5ª edição da Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia, que escolherá dois projetos de pesquisa sobre um conjunto de imagens do acervo do IMS, de autoria da fotógrafa Alice Brill e dos fotógrafos José Medeiros, Henri Ballot e Marcel Gautherot, produzido no âmbito do processo de colonização da região central brasileira conhecido popularmente como a Marcha para o Oeste, que teve como órgão executor a Fundação Brasil Central (FBC). Busca-se promover a construção de diálogos entre essa produção fotográfica e o processo de ocupação e transformação de territórios considerados pelo Estado como vazios e incivilizados, tencionando interrogar a forma como diversos olhares construíram  identidades e documentaram habitantes do Brasil Central e seus modos de vida dissonantes do padrão “moderno” que o programa oficial buscou impor.

Este ano as duas bolsas serão concedidas a pessoas pesquisadoras nascidas ou residentes, que desenvolvam pesquisas sobre e/ou que tenham como local de trabalho e pesquisa as regiões afetadas pela ação da Fundação Brasil Central: Mato Grosso, Tocantins, Goiás, sul do Pará, sul do Amazonas e Distrito Federal.

Uma das bolsas será dedicada exclusivamente a pessoas negras ou indígenas, também seguindo o mesmo critério de regionalidade acima mencionado.

As inscrições estarão abertas até 7 de maio. Agradecemos a divulgação deste edital.

Informações sobre  inscrições, eixo temático e material de apoio para a realização do projeto, estão disponíveis no site http://bolsadepesquisa.ims.com.br

Qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco.

convite-bolsapesquisa 2023.png

Atenciosamente,