À Comunidade do PPGAV/UnB
 
Prezadas/os,
 
É com satisfação que convidamos a comunidade do PPGAV/UnB para a aula magna de abertura do semestre 2024/2, com os artistas e professores Paola Zordan (UFRGS) e Ricardo Basbaum (UFF), a ser realizada na quinta-feira dia 17/10 às 19h, no Auditório do VIS.
 
Contamos com a presença de todas/os vocês.
 
Aula Magna PPGAV UnB 2024/2
Quinta-feira 17/10 às 19h 
Auditório do VIS
Entrada franca sem necessidade de inscrição prévia
 
Paola Zordan
Contas e Tarôs: Desígnios Geoplásticos Sincréticos
Mediação: Virginia Lemos 
 
Ricardo Basbaum
Sistemas de Revezamento Plástico-Sonoro-Discursivos 
Mediação: Ianni Luna 
 
Paola Zordan é artista visual, performer, escritora e professora do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do grupo de pesquisa ARCOE, Arte, Corpo e EnSigno (CNPq) e coordenadora do Núcleo Transdisciplinar de Arte e Loucura, NuTAL/DEDs/UFRGS. Trabalha com escultura social, dispositivos relacionais e tarôs (tarot). Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS, é membro da Rede de Pesquisa Escrileituras. Desenvolve temas entre historiografia da arte, poéticas visuais, esquizoanálise e vida magisterial. Licenciada em Educação Artística, bacharel em Desenho, foi professora de artes em escolas básicas da rede de ensino em Porto Alegre, supervisora de estágios docentes obrigatórios da Licenciatura em Artes Visuais e coordenou projetos do MEC relativos ao componente curricular Arte.
 
Ricardo Basbaum possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC-RJ (1988), MA inFine Arts pelo Goldsmiths College, University of London (1994 - Bolsista do British Council), Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997 - Bolsista CAPES) e Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2008). Recebeu a Bolsa Uniarte Faperj entre 1996 e 1998. Atuou como professor da Faculdade Santa Marcelina (São Paulo) de 2009 a 2012. Professor Visitante da University of Chicago de outubro a dezembro de 2013. Artista-residente da Simon Fraser University (Vancouver) em outubro de 2014. Foi professor do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 1998 a 2016. A partir de 2017 continua vinculado à UERJ como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes. Atualmente é Professor Titular Livre do Departamento de Artes do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, atuando como Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes. Tem experiência na área de Artes, com ênfase no campo da Arte Contemporânea, onde desenvolve pesquisa como artista, além de atuar nos campos de crítica e teoria da arte. Atua principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, texto de artista, arte conceitual, performance e experimentalismo, teoria e crítica de arte.
 
Virginia Lemos é doutoranda em Artes Visuais na Universidade de Brasília. Mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Especialista em História da Arte e da Arquitetura pelo Instituto Camillo Filho (2007) e em Artes Visuais e Metodologias do Ensino da Arte, pela Universidade Federal do Piauí (2009). Graduada em EDUCAÇÃO ARTÍSTICA pela Universidade Federal do Piauí (2004). Desde 2014, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, campus Valença. Possui experiência em: estudos em Educação em Artes Visuais, pesquisa em Educação Libertária, Currículo, Avaliação, instalação artística, arte digital.
 
Ianni Luna realizou pós-doutorado em Artes Visuais (2023). É doutora em Artes Visuais (2020). Mestre em História (2006). Bacharel e Licenciada em Artes Plásticas (2013). Bacharel em Antropologia (2003) e Licenciada em Ciências Sociais (2004); todos pela Universidade de Brasília (UnB). É professora de Artes da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Foi co-curadora da Extase.1 - Exposição de Trabalhos em Arte Sônica. Desde 2013 desenvolve trabalhos em instalação, performance sonora e cinema experimental. Em 2018 sua obra Ouvir Olhos passou a fazer parte do acervo permanente do Museu Nacional da República. Mais informações: https://ianniluna.net.